A Base Fluvial Arpão, lançada com o intuito de combater o narcotráfico, a pirataria e os crimes ambientais na região do Rio Solimões, completa seu primeiro mês de atuação em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Nesse período, os policiais prenderam 27 infratores e três adolescentes e efetuaram apreensões de entorpecentes e crimes ambientais que totalizam prejuízo de mais de R$ 4,2 milhões ao organizado.
As equipes da Base Arpão são responsáveis pela apreensão de mais de 200 quilos de entorpecentes entre maconha e cocaína, além de mais de 8,3 toneladas de carnes de caça de animais protegidos por lei e 50 ovos de tracajá e cinco quelônios. Foram aplicadas R$ 676 mil em multas por crimes ambientais.
Segundo o secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, nos primeiros 30 dias, a base Arpão conseguiu gerar grande prejuízo ao tráfico e ao crime orgazinado, levando segurança aos ribeirinhos e moradores dos municípios do alto Solimões.
“Os resultados estão sendo excelentes, com prejuízo para o crime, armas apreendidas, drogas e pessoas presas. A população de Coari e de todo o Amazonas está sendo beneficiada com esse combate ao narcotráfico”, afirmou.
De acordo com o comandante da operação em agosto, major Marcelo Cruz, as revistas e abordagens utilizam cães farejadores, que são especialistas em faro de narcóticos, além de mergulhadores que verificam o casco das embarcações. “Nós fazemos a revista em toda a embarcação, incluindo porões e todos os passageiros. A gente verifica as cargas, enquanto o cão passa nas bagagens. Temos os mergulhadores que vão por baixo da embarcação verificar se tem alguma coisa ilícita”, informou.
Criada pela SSP-AM, a base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ibama.
A população pode contribuir com as ações através de denúncias anônimas ao 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24 horas por dia em todo o estado.