...

Amazonas apreende mais de 16 toneladas de entorpecentes em quatro meses

por Raphael
...

As Forças de Segurança do Amazonas apreenderam, durante o primeiro quadrimestre de 2023, cerca de 16,8 toneladas de entorpecentes, quantitativo esse 47% maior que o apreendido durante o mesmo período do ano passado. Desse total, aproximadamente, 12 toneladas foram interceptadas em ações do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas (GGI-F/SSP), no âmbito da Operação Hórus/Fronteira Mais Segura.

Os números refletem o trabalho das Polícias Civil e Militar do Amazonas. No Estado do Amazonas, o maior quantitativo de entorpecentes apreendido é a maconha, seguido da cocaína, ressaltando que a maioria das apreensões foram realizadas nos municípios do interior. Por conta disso, das 16,8 toneladas interceptadas, o quantitativo de 12 toneladas foi apreendido por equipes que integram a Operação Hórus/Fronteira Mais Segura.

Leia mais: Mais de duas toneladas de drogas são apreendidas durante embarcação

Os dados da SSP-AM mostram que o quantitativo de entorpecentes (entre skunk, cocaína, oxi e maconha) apreendidos, nos primeiros quatro meses deste ano, pelas equipes da Operação Hórus/Fronteira Mais Segura, é o maior já registrado desde 2019, quando a ação começou a ser desencadeada no Amazonas. Os danos causados ao crime, entre janeiro e abril, foram orçados em cerca de R$252 milhões.

As ações ainda resultaram em 184 prisões em flagrante e apreensão de 28 embarcações e 42 veículos. A produtividade nas regiões de fronteira é fator chave para descapitalizar o crime em nosso Estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, destacou os números e ressaltou as apreensões realizadas pelas Forças de Segurança.

“Desde o início das atividades da Operação Hórus/Fronteira Mais Segura, no ano de 2019, o quadrimestre de 2023 fechou com recorde de prejuízo ao crime, acarretando um dano superior a R$250 milhões e, por determinação do governador Wilson Lima, as ações para enfrentamento ao crime e ao combate a todos os ilícitos nas regiões de fronteira e divisas do Amazonas serão intensificadas”. Afirmou o secretário.

Outras apreensões

Foram apreendidas três toneladas de carne de caça e pescado ilegal, além de 280 metros cúbicos de madeira supostamente extraídas ilegalmente da Floresta Amazônica.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.