Mais de 770 quilos de cocaína pura foram apreendidas nesta sexta-feira (6) durante um operação conjunta das polícias Civil e Federal, e da Receita Federal, no Porto do Rio e em Portos Secos, no bairro Caju, que fica na zona Norte da cidade.
Boa parte da droga foi encontrada dentro das chamadas “big bags”, malas grandes, utilizadas normamente no envio de minério de silício para a Europa. Os entorpecentes foram localizados durante uma vistoria que contemplou diversos contêineres nos portos em questão, que contou com o auxílio de cães farejadores.
As primeiras informações apontam que o destino de todo o material ilícito seria o porto de Antuérpia, na Bélgica. Os tabletes estavam em quatro contêineres e o envio para a Bélgica pode ter sido uma resposta do tráfico após duas cargas terem sido retidas no porto de Roterdã, na Holanda, país vizinho. Na Bélgica, o quilo da cocaína chega a valores que podem variar entre 40 e 45 mil euros.
Ainda conforme os policiais, o prejuízo ao crime organizado já ultrapassa a cifra de R$ 300 milhões apenas com a quantidade de cocaína já apreendida.