Dois colombianos identificados como Carlos Daniel Fray Rabelo, 33, e Gonzalo Narvaez Yucuna, 23, foram presos com 600 Kg de maconha avaliados em R$ 5 milhões.
A ação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) ocorreu na na noite dessa quarta-feira (12), em Novo Airão, interior do Amazonas.
Durante coletiva na manhã desta quinta-feira (13), na sede da Delegacia Geral, a delegada Tama Albano, informou que as investigações começaram há 20 dias, após as equipes do Denarc receberem uma denúncia anônima a respeito dos dois colombianos que teriam sido contratados para fazer o transporte dos entorpecentes.
A delegada informou que o denunciante informou aos investigadores que a dupla estaria em um flutuante localizado no ramal do Acajatuba. As equipes foram ao local, fizeram a identificação deles e eles até tentaram fugir, mas foram pegos.
Leia mais: Mulher que guardava drogas é presa com R$ 22 mil
Colombianos presos quando iriam repassar os 600 kg de maconha
Após questionamentos, os colombianos confessaram que estavam no local aguardando outras duas pessoas que os levariam até onde a droga estava escondida. Eles informaram ainda que o entorpecente teria vindo pelo Rio Negro e estava em uma região de mata fechada na comunidade Parané do Pauatu.
Os policiais foram com a dupla colombiana até o esconderijo onde a droga estava. No local, foram apreendidos 16 sacas do entorpecente que pesavam aproximadamente 600 quilos de maconha.
O local era de difícil acesso e a droga estava camuflada. Os policiais do Denarc precisaram se deslocar de barco até o esconderijo e percorreram cerca de 40 km pelo rio até encontrar o material ilícito.
Um dos suspeitos confessou que já tinha transportado outro carregamento há cerca de três meses também pelo Rio Negro e detalhou que o destino da droga era Manaus. A dupla recebeu voz de prisão e foi apresentada hoje ma Delegacia Geral junto com os entorpecentes apreendidos.