Após receber uma denúncia anônima, policiais civis da Delegacia Interativa de Manacapuru prenderam quatro homens que haviam desembarcado na cidade com um carregamento de maconha tipo skunk vinda da região do Alto Solimões.
A ação policial aconteceu no fim da madrugada de segunda-feira, dia 13, no porto de Manacapuru, que fica a 96 km de Manaus. Os policiais civis localizaram os suspeitos e a voadeira utilizada por eles para trazer a droga da cidade de Japurá, a 743 km de Manaus, para Manacapuru, de onde seria transportada para a capital.
A maconha estava escondidas embaixo dos bancos da voadeira, em compartimentos falsos. Foram encontrados aproximadamente 60 kg de maconha além de uma arma com um dos suspeitos presos. Eles são Silas de Souza, de 55 anos, Jocelino Marinho de Azevedo, 43, Juarez Filho do Nascimento, de 33 e Ronilson Castro Fleuri, de 26 anos.
Os suspeitos e o material apreendido foram levados a delegacia da cidade onde foi feito o flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
O município de onde veio a droga é vizinho a Maraã, cidade onde a Polícia Civil fez grandes apreensões de drogas escondidas na mata recentemente, como na última sexta-feira, dia 10, quando apreendeu mais de 600 kg de drogas, entre elas a maconha preta ou “la negra”, como é conhecida.