...

Avião abatido pela FAB com drogas vinha da Venezuela

Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com a Polícia Federal, interceptou um avião carregado de drogas que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela. A ação, realizada na manhã de terça-feira (11), fez parte da Operação Ostium, que visa reforçar a vigilância do espaço aéreo na região de fronteira do Brasil e combater crimes como o narcotráfico. A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).

Leia mais: Segurança no Trânsito: campanha ‘Volta às Aulas’ do Detran-AM segue até dia 21 em Manaus

Após a identificação da aeronave, a FAB seguiu os procedimentos de averiguação, buscando confirmar a identidade do voo. Como a aeronave não obedeceu às ordens de alterar sua rota, foram realizados disparos de aviso para persuadir os traficantes a seguir as ordens. Sem resposta, o avião foi classificado como hostil e, como último recurso, foi feito o Tiro de Detenção (TDE), com o objetivo de impedir que o voo continuasse.

Na manhã seguinte, um helicóptero H-60 Black Hawk foi enviado ao local da queda do avião para confirmar a carga transportada. A presença de drogas foi confirmada, e com o auxílio da Polícia Federal, dois traficantes foram encontrados mortos. A FAB ressaltou que o Tiro de Detenção é utilizado somente após a falha dos procedimentos de persuasão e que essa ação foi um último recurso para garantir a segurança do espaço aéreo.

A FAB finalizou a nota destacando sua missão institucional de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, assegurando que a força permanece preparada para realizar operações de defesa e combate ao tráfico de drogas.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.