Entre sexta-feira (15) e terça-feira (19), o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), deflagrou a Operação Rainha do Solimões, que resultou na apreensão de 1 tonelada de skunk e na prisão de três homens, com identidades não reveladas e idade entre 47 e 59 anos, envolvidos nos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
A ação, que contou com o apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), foi realizada em zonas distintas da capital e no interior do estado.
Conforme o delegado Rafael Allemand, titular do DRCO, as investigações em torno do grupo criminoso iniciaram há cerca de dois meses.
“Nós identificamos uma organização criminosa inter estadual, a pessoa responsável pela venda da droga em Tabatinga e também a pessoa que receberia os entorpecentes na região centro-oeste do país”, comentou Allemand.
Leia mais: Policiais participam da operação Orla Mais Segura
Apreensão da 1 tonelada de skunk aconteceu em área fluvial
De acordo com a autoridade policial, as duas primeiras prisões ocorreram em área fluvial do Rio Solimões, em uma embarcação onde estavam os dois transportadores do material ilícito.
A prisão do terceiro integrante, o freteiro, responsável pela logística de trazer a droga de Tabatinga até a capital, ocorreu em uma zona rural de Manaus.
Ainda com informações de Allemand, durante as diligências foram solicitados ao judiciário seis mandados de busca e apreensão, cumpridas no bairro Flores, zona Centro-Sul, no bairro Santa Etelvina e Nova Cidade, zona Norte, que resultaram na apreensão de duas armas de fogo, R$ 70 mil em espécie, uma embarcação e um veículo de luxo.
48h de operação
O delegado Juan Valério, diretor do Grupo Fera, as equipes policiais ficaram interruptamente 48 horas nos rios com as embarcações de maneira camuflada esperando o melhor momento para fazer a abordagem dos transportadores.
“A droga estava concretada na embarcação, além da dificuldade da abordagem no rio, foi uma dificuldade a localização dela. Os infratores fizeram um piso em cima de onde a droga estava, então tivemos que quebrar o local com martelo e marreta”, explicou o diretor do Grupo Fera.
As investigações em torno do grupo criminoso terão continuidade para que o proprietário, que receberia as drogas, e do dono do produto ilícito na região de Tabatinga, sejam localizados e presos.
O trio responderá pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Após os procedimentos cabíveis, eles serão encaminhados para a Central e Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.