Uma ação conjunta realizada pelas polícias Militar e Federal resultou na apreensão de 2.109,2 quilos de cocaína e maconha, avaliados em aproximadamente R$ 103.826.000, nesta terça-feira (17), na comunidade flutuante do Catalão, em Iranduba/AM, a 27 km de Manaus.
O entorpecente foi encontrado em fardos divididos em várias sacas, dentro de uma lancha de alumínio deixada. sem motor, às margens da comunidade. A suspeita é que a droga seria levada para o Pará e de lá seguiria para outros estados brasileiros. Ninguém foi preso.
Leia mais: PF e PM apreendem 3 toneladas de drogas
A apreensão aconteceu após trabalho de inteligência e troca de informações entre as forças policiais, que apreenderam um total de 1.120,4 kg de cloridrato de cocaína, droga valorizada pelo alto grau de pureza, e outros 988,8 kg de maconha do tipo skunk, também mais cara pela quantidade maior de THC presente.
A origem estimada da droga seria a rgião da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, de onde teria seguido por rios até a comunidade irandubense, localizada em frente a orla de Manaus. Além de abastecer o mercado brasileiro, também há suspeita de que parte do material ilícito seria exportado para outros países.
Uma coletiva de imprensa foi convocada para esta quarta-feira (18), no Comando de Policiamento Especial (CPE) da PMAM, onde devem ser repassados mais detalhes sobre o caso.