Três pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (21), pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em Manaus, suspeitas de integrarem um grupo criminoso que traficava cocaína em cápsulas transportadas no estômago de pessoas contratadas para atuarem como “mulas” do crime organizado. O destino do entorpecente apreendido seria a França, na Europa.
Os presos foram identificados como Bruna Tavares Delaguila, Daniel Ferreira Menezes e Maria Vitória Oliveira de Lima. A ação foi deflagrada por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais: PF prende mulher que recrutava “mulas” para tráfico internacional
As investigações iniciaram há cerca de três semanas, a partir do monitoramento de Daniel, que seria responsável pela distribuição de drogas no entorno dos bairros Praça 14 de Janeiro e Centro, na zona Sul da capital amazonense. Maria e Bruna ficaram encarregadas por transportar a droga para a França.
No imóvel onde estavam, os policiais também encontraram cápsulas recheadas de cocaína pura, que já haviam sido anteriormente engolidas expelidas pelas duas mulheres e várias carteiras de identidade. Segundo o monitoramento da PC, elas já haviam viajado com destino à Europa mas depois de passarem por um problema na conexão em São Paulo, voaram de volta para Manaus.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, as drogas seriam vendidas pelo valor de R$ 250 mil.
“Tomamos conhecimento que elas iriam expelir aquele material e, a partir do momento que tínhamos certeza que elas tinham retirado esse material do organismo, decidimos deflagrar a operação. Conseguimos êxito em coletar dezenas de capsulas com material entorpecente do tipo cocaína pura, que seria comercializado e entregue a receptadores lá da França pelo valor de R$ 250 mil”
As pessoas foram apresentadas e ficarão à disposição da Justiça.