Na madrugada desta quinta-feira (11), policiais da Base Fluvial Arpão 2, apreenderam dez quilos de entorpecentes, avaliados em mais de R$ 200 mil. A ação dos agentes ocorreu em Barcelos, município distante 399 quilômetros da de Manaus. capital do Amazonas.
De acordo com a equipe, a abordagem ocorreu por volta de 1 hora da madrugada, durante fiscalização de rotina na embarcação Raul Araújo. O ferry boat havia saído de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros de Manaus, que seria o destino da droga.
Durante os procedimentos de revista, o cão policial Kratos, especializado em faro para narcóticos, sinalizou a presença de entorpecentes dentro de uma mochila. Os policiais realizaram a inspeção e localizaram sete tabletes de entorpecentes. Após análise das equipes do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), foi constatado se tratar de maconha do tipo skunk.
Está é a primeira apreensão de droga na Base Fluvial Arpão 2, inaugurada no dia 3 de janeiro pelo governador do Estado, Wilson Lima. A nova unidade fluvial está localizada entre os rios Negro e Branco, beneficiando os municípios da calha do rio Negro, entre os quais Barcelos, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro.
Além da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a base fluvial conta com o efetivo da Polícia Militar e Civil, do Departamento de Polícia Técnico e Científico (DPTC), Corpo de Bombeiros, Força Nacional de Segurança Pública e Marinha do Brasil.