Complexo Hospitalar Sul amplia atendimentos e moderniza estrutura

Investimentos garantem mais atendimentos, novas especialidades e modernização estrutural.

por policia24h
0 comentários
Foto: Divulgação

Nos primeiros 90 dias da reestruturação do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), os investimentos do Governo do Amazonas resultaram em avanços significativos. A ampliação da capacidade de atendimento e a modernização da infraestrutura foram os principais destaques.

Em três meses, a unidade registrou mais de 51 mil atendimentos, 9 mil internações e 2.698 cirurgias realizadas.

Leia mais: TCE-AM alerta gestores sobre prazo da prestação de contas

Redução no tempo de espera e novas tecnologias

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde pública, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.

“Durante esses três meses, nós visualizamos uma redução no tempo de espera, e trabalhar isso é primordial para o usuário. Ressalto também que a revitalização não traz só o que os olhos podem ver, mas existem os bastidores de uma área hospitalar, como a parte hidráulica, elétrica, iluminação, o asfalto, grupos geradores que trazem segurança para a unidade funcionar”, afirmou a secretária.

O centro cirúrgico passou a funcionar 24 horas por dia, inclusive para cirurgias não urgentes. Isso reduziu o tempo de espera para procedimentos que antes levavam 30 a 45 dias para apenas 5 a 7 dias. Já as cirurgias de urgência continuam sendo realizadas imediatamente.

Novos serviços e especialidades médicas

A reestruturação trouxe novos serviços especializados, incluindo cardiologia, infectologia, hemoterapia e uma farmácia 24 horas. Além disso, foram abertas farmácias satélite dentro das UTIs do HPS 28 de Agosto.

O CHS também ampliou sua atuação no campo de formação, com a chegada de 75 novos residentes médicos e multiprofissionais.

Para a enfermeira do centro cirúrgico, Jaqueline Bastos, que trabalha na unidade há três anos, o impacto da reestruturação tem sido positivo.

“Hoje em dia melhorou muito o quantitativo de cirurgias. Antes, a gente fazia em média 20 cirurgias, hoje está em torno de 40. Para a população é um benefício, e agora temos cirurgias por vídeo e prótese de quadril, que foi um ganho para todos”, disse a enfermeira.

Modernização da infraestrutura hospitalar

A modernização do Complexo Hospitalar Sul incluiu a substituição da subestação elétrica, cabeamento de alta tensão e barramentos, além da instalação de novos geradores para garantir o funcionamento ininterrupto dos serviços.

Além disso, a estrutura hospitalar recebeu 500 novos computadores e 50 televisores de 50 polegadas, facilitando a gestão hospitalar e melhorando o ambiente para pacientes e profissionais.

A reorganização dos leitos também foi prioridade, com troca de colchões e novas bombas de infusão.

Melhorias externas e segurança

A revitalização também contemplou a área externa, proporcionando mais segurança e conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais. Foram instalados 176 pontos de iluminação LED pelo programa Ilumina+ Amazonas, além de recapeamento asfáltico e correção de calçadas e sarjetas.

Outras melhorias incluem a expansão do segundo andar do HPS 28 de Agosto, que agora conta com 48 novos leitos, além de serviços de pintura, manutenção elétrica e hidráulica.

As ações estão sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância das melhorias para garantir mais qualidade no serviço oferecido.

“Além dos fluxos hospitalares da atividade fim, essa é uma atividade estruturante da atividade meio, com as obras e também os serviços necessários para dar mais conforto para quem trabalha aqui e para quem seja usuário, paciente e também seus acompanhantes”, afirmou Campêlo.

Próximas etapas da reestruturação

Uma das principais etapas em andamento é a revitalização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HPS 28 de Agosto. A unidade possui 60 leitos de UTI que serão modernizados com melhorias na iluminação, climatização e espaços entre leitos.

Além disso, as enfermarias do hospital passarão por adequações, incluindo a troca de pisos, iluminação e modernização dos equipamentos de suporte clínico.

A recepção do HPS 28 de Agosto está sendo reformada e ampliada. A mudança permitirá a separação do fluxo de urgência-emergência do atendimento ambulatorial, proporcionando mais conforto e organização.

O Instituto Dona Lindu também terá sua recepção ampliada e os fluxos reorganizados para otimizar o atendimento. Os trabalhos serão divididos em duas frentes: a parte obstétrica e as urgências ginecológicas.

Outra novidade será a revitalização da fachada do complexo hospitalar, que ganhará uma nova identidade visual. Além disso, um posto policial será criado em frente às unidades para reforçar a segurança.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2025 Todos os Direitos Reservados.