...

Garimpo ilegal toma conta de comunidade da calha do Rio Madeira em Autazes

por policia24hAM
...

Cerca de 300 balsas usadas para garimpo ilegal atracaram no Rio Madeira, no município de Autazes, no interior do Amazonas. 

Há 15 dias, as embarcações começaram a chegar ao local, após rumores de que havia ouro na região da comunidade Rosarinho.

Além de balsas, empurradores e barcos, os garimpeiros também estão equipados com dragas que  cavam o fundo do rio, sugam o material para filtrar o ouro e jorram a água de volta. O que assustou os moradores, já que a extração na região é proibida.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) comunicou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que identificaram as balsas mineradoras, e juntos estão alinhando providências.

As balsas estão ancoradas em área de órgãos federais, cuja competência é da Agência Nacional de Mineração, do Ibama, da Polícia Federal e da Marinha. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) também poderá atuar durante ações devidas e intervenção.

Leia Também

Os comentários estão fechados.

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.