A Marinha do Brasil informou que vai investigar o naufrágio ocorrido na tarde desta sexta-feira (25) próxima a praia da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. Por meio de nota emitida na noite de ontem, a autoridade marítima deu mais detalhes sobre o ocorrido e reforçou que não houve vítimas no acidente.
Leia abaixo a íntegra do comunicado:
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa que tomou conhecimento, na tarde desta sexta feira (25), do naufrágio de um empurrador, nas proximidades da Praia da Ponta Negra, no Rio Negro, em Manaus (AM). Todos os tripulantes que estavam a bordo foram resgatados, com vida, por uma embarcação de transporte de carga que navegava pelo local.
No momento do resgate, a embarcação de transporte de carga que socorreu os tripulantes do empurrador entrou em contato com o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) “Rio Branco”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN 9), que estava realizando atividades de sondagem na região do Tarumã Açu, próximo ao local do acidente.
Um médico que estava embarcado no navio foi levado até o flutuante onde foram encaminhados os socorridos. Após prestados os primeiros atendimentos e constatado o bom estado de saúde, estes foram liberados e orientados a procurar assistência mé dica para realizar uma avaliação mais detalhada.
Assim que tomou conhecimento, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental foi direcionada ao local para prestar apoio e coletar informações sobre o ocorrido.
Será instaurado um Inquérito Administrativo, a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. Assim que concluído e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vis ta à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº2.180/54.