Duas mulheres foram presas com 87 gramas de ouro ilegal durante fiscalização em uma embarcação na madrugada de hoje (22). A apreensão foi feita pelas equipes da Base Fluvial Arpão, no Rio Solimões, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O material apreendido veio do município de Japurá, local onde ocorre diversas denúncias sobre garimpos ilegais. A pepita apreendida está avaliada em R$ 7 mil.
As prisões e apreensões do material ilícito ocorreram dentro da embarcação Puma. As mulheres tinham 25 e 23 anos. Durante a abordagem, os agentes interceptaram uma das passageiras com 53 gramas do mineral. Outros 22 gramas do mesmo minério estava com a outra mulher. Ainda durante a vistoria na embarcação, os policiais encontraram 12 gramas de ouro em um tubinho, jogado na lixeira.
As duas suspeitas ainda estavam com a quantia de R$ 6,8 mil. Elas foram levadas à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão, onde foram autuadas em flagrante pelo crime de transporte ilegal de matéria-prima pertencente à União.