Dois homens de 32 e 21 anos, que atuavam como piratas de rio no interior do Amazonas, foram presos por agentes da Base Fluvial Arpão, na noite de terça-feira (02), no Lago de Coari, município distante 363 quilômetros da de Manaus. Uma arma de fogo, munições e celulares foram apreendidos.
As diligências iniciaram após uma denúncia anônima informar sobre homens que participavam de um grupo responsável por diversos crimes no município. A denúncia informava que os suspeitos estavam em uma embarcação com destino a um sítio no Lago de Coari.
Após o deslocamento ao local apontado na denúncia, os policiais realizaram abordagem à embarcação dos supostos piratas, onde encontraram os suspeitos de realizar os crimes no interior do Amazonas. Foi realizada revista e, onde foram encontrados e apreendidos um revólver de calibre .38, doze munições intactas do mesmo calibre e quatro aparelhos celulares.
Entre os detidos, os policiais identificaram que o homem de 21 anos, conhecido como “Vitão”, possuía passagem pela polícia e tem anotação criminal registrada pelo crime de homicídio.
Reforço no interior do Amazonas
A Base Arpão foi criada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM e atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Operação “Hórus” é um dos eixos do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça. As denúncias podem ser feitas através do 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o estado.