A taxa de mortalidade vem aumentando cada vez mais na capital, principalmente quando se trata de crimes hediondos.
Com base nos dados da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o número de homicídios deste ano registrados entre janeiro e agosto é de 657. Já em 2020, no mesmo período, foram 650 mortes violentas. O aumento apesar de pequeno, é bastante significativo.
A SSP ainda afirmou que a maioria das mortes ocorridas na capital, acontece por motivos de crimes, que tem crescido e gerando mais de 70% dos casos.
Atualmente o maior motivo das mortes depois da covid-19 ,está baseado em Homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
O Amazonas está entre os cinco Estados que mais tem registro de crimes violentos neste último período, sendo 80% motivado por tráfico de drogas e disputa por território.
Segundo Messi Elmer Castro , mestre em Segurança Pública, para obter um controle melhor dessa questão é necessário haver novas propostas políticas sobre o tráfico.
A intenção dessas propostas é visar as pessoas mais vulneráveis que estão à margem dos grupos organizados, correndo perigo no dia a dia, de maneira que essas pessoas permaneçam ilesas da violência criminal.