O Governo do Amazonas suspendeu, nesta quarta-feira (16), a obrigatoriedade da utilização de máscaras individuais para proteção, como parte da flexibilização das medidas contra a Covid-199 no Estado.
Diante da redução das notificações positivas do novo coronavírus, o governador Wilson Lima assinou o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado. Também foram liberados eventos, incluindo aqueles com venda de ingressos, mas com a recomendação de que sejam mantidas as medidas preventivas de controle.
Leia mais: Passageiro se nega a usar máscara e faz voo retornar
Em caso de utilização dos equipamentos estaduais, a Secretaria de Cultura , junto ao comitê intersetorial que acompanha a pandemia de Covid-19 devem deliberar sobre a liberação do espaço.
O Decreto também recomenda que se adote o uso de máscaras em locais fechados, ambientes que tenham a presença de idosos de 70 anos ou mais e espaços utilizados por pessoas com fragilidade imunológica.
Na publicação, o Governo dá liberdade aos municípios para adotarem medidas compatíveis com a realidade epidemiológica local e também recomenda a continuidade das campanhas de conscientização e vacinação, para acelerar a imunização dos habitantes.
Fica prevista, ainda, a reavaliação do ato, que pode ser revogado conforme as mudanças dos dados epidemiológicos no Amazonas.