Por Isabela Bastos – Especial para o P24h
João Leno Cruz de Oliveira, de 32 anos, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira, dia 19, no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus. A polícia acredita que o crime tenha ligação com a guerra entre facções, pois João possuía várias passagens por tráfico de drogas e foi preso diversas vezes em operações policiais.
João caminhava pela rua São João, próximo a avenida Brasil, quando foi surpreendido por quatro homens em duas motocicletas. Os suspeitos estavam armados e atiraram pelo menos cinco vezes na direção da vítima, mas nem todos os disparos acertaram o alvo. Após a execução, eles fugiram do local em alta velocidade e deixaram João agonizando no chão.
Testemunhas do crime socorreram o homem baleado e o levaram para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, no mesmo bairro. Lá ele foi atendido e precisou ser encaminhado a um outro hospital para receber atendimento especializado. No momento da transferência ele morreu.
João levou dois tiros, um na região do tórax e outro na cabeça, esse último, segundo funcionários do hospital, foi o tiro fatal.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) vai investigar o caso.
Prisões
Leno tem passagem pela polícia por tráfico de drogas em 2011, 2013 e 2015. A última prisão foi resultado de uma investigação da Polícia Civil, que o prendeu após inúmeras denúncias de moradores que estavam incomodados com o movimento do tráfico de drogas no local onde João vendia entorpecentes.