Ver resumo
- Jovem de 19 anos foi preso por estupro de vulnerável.
- Crime ocorreu em 2023, em Manicoré, contra criança de 2 anos.
- Autor confessou o abuso durante condução à delegacia.
- Condenado a três anos de internação em centro socioeducativo.
Um jovem de 19 anos foi preso na última terça-feira (29), em Humaitá, após ser condenado por estupro de vulnerável contra uma criança de 2 anos, ocorrido em 2023, no município de Manicoré.
De acordo com a delegada Wagna Costa, o crime foi cometido quando o autor ainda era adolescente e namorava a mãe da vítima. A prisão foi realizada no bairro Novo Humaitá, com base em mandado expedido pela Justiça.
Jovem confessou o abuso à polícia
Segundo a investigação, o jovem levou a criança até a casa da tia dela. A mulher percebeu que a criança chorava sem parar e, ao verificar as partes íntimas, notou vermelhidão e vestígios de sêmen.
Ela avisou a mãe da vítima, que procurou ajuda. A criança foi levada ao hospital, e o Conselho Tutelar foi acionado. O autor foi localizado e detido pela Polícia Civil e Militar no mesmo dia.
Ocorrência foi registrada em Manicoré
Durante o trajeto à delegacia, o jovem confessou o crime. “Ele disse que viu a criança assistindo TV e aproveitou o momento para cometer o abuso”, relatou a delegada.
O jovem foi internado provisoriamente em 2023, transferido para Manaus e, depois, liberado. Desde 2024, morava em Humaitá.
O que a polícia já sabe
Em 15 de julho de 2025, a 1ª Vara da Comarca de Manicoré determinou a internação do jovem por três anos em um Centro Socioeducativo. O mandado foi cumprido nesta semana.
“Com base na decisão judicial, cumprimos o mandado de busca e apreensão na residência do autor”, afirmou Wagna Costa.
Leia também
‘Ele fazia sexo comigo’, diz criança de 6 anos na delegacia
‘Velho tarado’ é investigado por estupro de meninas de 8 e 10 anos
Criança é estuprada em comunidade e mãe tenta impedir o trabalho da polícia