...

Aparato entregue à SSP-AM marca uso da tecnologia na segurança

por Raphael
...

Com a entrega de todo um novo aparato pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) às polícias Civil e Militar do Amazonas, nesta sexta-feira (03/09), o Governo do Estado firma o uso da tecnologia como ferramenta essencial na segurança pública. Trinta e duas viaturas policiais com novos recursos e modernos aparelhos para extração de dados serão somadas ao conjunto de ações já executadas na capital e interior do Amazonas.

Os veículos serão destinados para 16 municípios do interior: Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, Juruá, Carauari, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Maués, Tabatinga, Tefé, Coari, Pauini e Urucurituba. Todos eles possuem câmeras de reconhecimento facial e para leitura de placas de veículos, são monitoradas via satélite e podem ser identificadas em tempo real.

Leia mais: Polícias do AM recebe novos equipamentos e viaturas

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, disse que o investimento em tecnologia é um dos pilares do programa Amazonas Mais Seguro, lançado em julho pelo governador Wilson Lima. O objetivo é executar novos projetos até o final de 2022, melhorando a segurança.

“O programa Amazonas Mais Seguro está inserido no Plano Estadual de Segurança Pública e contém várias ações, várias entregas já feitas como essas. Na nossa gestão foram entregues coletes, lancha para transporte de tropa, motos, enfim, são novas entregas que estão sendo feitas”.

General Carlos Alberto Mansur,secretário de Segurança Pública do Amazonas

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), coronel Ayrton Norte, até o final do ano todos os municípios deverão ser contemplados com a entrega de viaturas policiais de alta tecnologia. Além disso, ele destaca o reforço de 400 policiais militares para reforçar o policiamento no interior até novembro.

“Há muito tempo que o interior do estado não recebia viaturas desse porte. São viaturas com alta tecnologia, viaturas a diesel 4×4, que estão preparadas para entrar até nos ramais, que isso nos trazia uma dificuldade muito grande para atender a população dos ramais. Mais uma vez o governador, através do programa Amazonas Mais Seguro, faz essa entrega de equipamentos que com certeza irá proporcionar uma maior segurança com qualidade ao povo do interior”, enfatizou o comandante-geral.

Aparato entregue às polícias

Além do investimento na mobilidade policial, dois equipamentos foram doados pela empresa israelense Cellebrite e pela The Exodus Road, organização não governamental (ONG) especializada no combate ao tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual. Os equipamentos serão utilizados na extração de dados de aparelhos celulares para a elucidação de crimes, sobretudo no combate ao tráfico humano.

“O tráfico de pessoas é um crime difícil de se comprovar. E a cibercriminalística, ou a extração de dados de celulares de traficantes, ajuda a reconstruir a rede por meio da qual eles escravizam as pessoas e a fornecer provas fortes do crime”, explicou o CEO da The Exodus Road, Jonathan Matthew Parker.

A delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz, informou que a negociação para a aquisição dos aparelhos – avaliados em R$ 200 mil cada – durou cerca de um ano. Ela afirmou que o estado nunca teve uma aparelhagem tão moderna para o combate a esse tipo de crime.

“Eles vão ser utilizados em todos os tipos criminais, porque é uma aparelhagem de inteligência, então assim, nós vamos usar esse instrumento para todas as apurações criminais. Isso faz com que a polícia tenha mais aparato tecnológico na apuração criminal, que nos é tão importante. É um motivo de festa”, disse a delegada-geral, que também acrescentou os esforços para implantação do Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) no interior, integrando dados policiais de todo o Brasil.

“Nesse PPE o programa faz integração nacional dos dados policiais. Vamos conseguir dar mais segurança para o interior; da capital vamos conseguir fazer procedimentos no interior. A qualidade dos procedimentos ganha, o Judiciário e o Ministério Público vão estar mais integrados conosco. É um ganho imenso”, pontuou Emília Ferraz.

Leia Também

Os comentários estão fechados.

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.