Câmeras de vigilância registraram o momento em que um cabo da Polícia Militar agride e chega a ameaçar, com um fuzil, moradores de uma casa e passantes que estavam próximos a um bar na rua Coqueiro, no bairro Raiz, zona Sul de Manaus. Nas imagens. ao menos cinco homens e uma mulher aparecem sob o jugo do militar, que, alterado, chuta objetos na direção das pessoas, que não esboçam reação.
O fato foi registrado no último sábado, dia 24, e as cenas ganharam repercussão na internet ao longo desta segunda-feira (26). A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informou, por meio de nota. que o caso será apurado.
Leia mais: Policial investigado por tentativa de homicídio contra babá e advogado se entrega em Manaus
As imagens mostram o policial apontando um fuzil para um grupo, em uma calçada, em frente a um bar. Ele revista violentamente um dos abordados, que é liberado e entra no imóvel. Neste meio tempo, um segundo ocupante aparece dentro da residência e também tem o fuzil apontado em sua direção após a liberação do primeiro homem.
Em determinado momento, o militar grita com uma mulher a manda atravessar a rua em direção ao bar. Neste momento, ele dá um chute nela. Outros dois homens também são obrigados a entrar no estabelecimento e são seguidos pelo PM, que chuta uma cadeira na direção do comércio, entra, aos gritos, chutando novamente objetos do local e apontando a arma para o interior do bar. Pouco depois, a viatura encosta e o policial vai embora do local.
A Polícia Militar não esclareceu os motivos da abordagem nem o porquê da ação truculenta do policial. A corporação afirmou que irá apurar as circunstâncias do caso e reforçou que a instituição preza pelo respeito mútuo entre população e policiais, no trabalho de garantir a segurança pública do Estado.
As informações são do site A Crítica. O portal divulgou em sua página trechos do vídeo, com cenas do exterior do estabelecimento, que podem ser vistos neste link.