Mais um noite de foguetório foi registrada pelos moradores de Manaus, capital do Amazonas, fruto da intensa disputa entre facções criminosas que, além de rotas para transporte e pontos de venda de drogas, também travam uma intensa guerra de “propaganda”, com demonstrações de poder e dominação, como a lançamento de fogos de artifício em vários pontos da cidade, simultaneamente.
Segundo informações do Portal Toda Hora e do Blog do Mário Adolfo, a longa exposição de fogos desta quinta-feira (7) é um resposta do Comando Vermelho à facção rival, Cartel do Norte, que havia utilizado do mesmo método para demonstrar sua dominação em pontos da capital amazonense apenas um dia antes.
Leia mais: Noite de ‘foguetório’ em Manaus termina com dois presos
A queima de fogos é normalmente antecedida por um comunicado, atribuído comumente às lideranças dos grupos criminosos, solicitando o “gesto de apoio” por parte de seus integrantes. Desta vez não foi diferente, e circula um comunicado, atribuído ao núcleo amazonense do grupo criminoso carioca, instruindo seus aliados.
“Pedimos apoio de todos os irmãos, amigos e aliados em toda cidade, município, interior, becos, ruas e vielas que tem uma semente do Comando Vermelho para estarmos soltando fogos em nome de nossa grandiosa e respeita facção”, diz o texto do CV.
Ainda na noite desta quinta, alguns supostos “fogueteiros” que estariam participando do ato a mando do CV foram presos pela Polícia Militar, que reforça diligências pela cidade.