...

Vacina AstraZeneca: justiça suspende entrega de doses em Manaus

por policia24h
...

A Justiça Federal determinou que o Governo do Amazonas suspenda a entrega das 132.500 doses da vacina AstraZeneca à Prefeitura de Manaus. O mandado de intimação foi entregue nesta terça-feira (26) à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

de acordo com a juíza federal Jaiza Fraxe, a distribuição das vacinas só poderá ser feita após a Prefeitura de Manaus cumprir as determinações de total transparência na programação e critérios para vacinação.

A prefeitura dever divulgar diariamente a lista de vacinados, com a respectiva análise pelos órgãos autores e, em seguida, deliberação do juízo.

A decisão atende a uma Ação Civil Pública dos Ministérios Públicos, federal, do Estado e do Trabalho, o Tribunal de Contas do Estado, Defensorias Públicas da União e do Estado, contra o Município de Manaus.

Governo do Amazonas recebeu vacina AstraZeneca esta semana

O Governo do Amazonas recebeu, do Governo Federal o total de 132.500 doses da vacina AstraZeneca na madrugada do último domingo (24).

Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses de AstraZeneca irão atender:

  • 35% de trabalhadores de saúde
  • 100% de idosos acima de 75 anos
  • 37% de idosos entre 70 e 74 anos

Os idosos entre 70 e 74 anos que receberão as vacinas são os considerados pacientes com maior risco de agravamento e óbito (acamados, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes com insuficiência renal crônica, pacientes com diabetes insulina dependentes, obesidade com IMC acima de 40, e pacientes transplantados e imunossuprimidos).

A Nota Informativa nº 02/2021 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que orienta a distribuição das vacinas aos municípios, foi apresentada e aprovada em reunião, na noite de domingo (24), com representantes dos órgãos de controle do Estado do Amazonas.

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.