Uma ação conjunta entre as polícias Civil do Paraná (PCPR) e Federal apreendeu mais de uma tonelada de maconha, na madrugada desta quinta-feira (04), em uma propriedade rural eno município de Santa Helena, região Oeste do Paraná, proximo a fronteira com o Paraguai. A droga, que tem origem no país vizinho, estava sendo transportada em um veículo.
Após investigações da PF, a PCPR realizou o apoio na operação através do deslocamento com a aeronave até a região em que encontrou uma lancha clandestina saindo de um braço do Lago de Itaipu, do lado brasileiro, para o lado paraguaio.
Leia mais: Suspeitos de planejarem explosão de caixa eletrônico morrem em confronto
A partir disso, foi localizado o veículo na região rural carregado com diversos fardos da droga. O material aprendido foi encaminhado à Polícia Federal de Guaíra para procedimentos cabíveis.
A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e desta operação interagências no Paraná, equipes da PCPR, PMPR, Polícia Federal, Receita Federal, Força Nacional, Exército Brasileiro, Agência Nacional de Inteligência e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.