Um casal foi preso pela polícia em Manacapuru, cidade da Região Metropolitana de Manaus, por abandonar quatro crianças dentro de uma casa cheia de lixo. As quatro meninas de 3, 4, 6 e 9 anos são filhas da mulher e enteadas do homem. Eles haviam saído e deixado elas sozinhas na residência, localizada no bairro do Biribiri.
A prisão foi feita após o Conselho Tutelar de Manacapuru receber a denúncia da situação em que as crianças viviam. O responsável por averiguar as informações foi o conselheiro Marcos Silva. Ele chegou na casa no início da manhã dessa sexta-feira, dia 17, e encontrou as quatro meninas sozinhas.
Dentro da casa o conselheiro encontrou muito lixo pelos cômodos e muita bagunça. Um ambiente completamente sem as mínimas condições para a criação das crianças.
“Quando eu cheguei na casa os pais não estavam. As crianças ainda tão tinham tomado café, não tinham roupas limpas. Elas relataram que sempre costumam ficar sozinhas e que a mais velha, de 9 anos, é quem preparava a comida. Quando a mãe deixava dinheiro elas iam no comércio comprar comida, geralmente, salsicha ou empanado”, relatou o conselheiro tutelar Marcos Silva.
Foi ele quem acionou a Polícia Civil, que enviou um escrivão e uma investigadora até a residência para comprovar o crime.
Quando se preparavam para deixar o local, a mãe e o padrasto das crianças chegaram. “Quando estávamos com as crianças no carro do Conselho Tutelar chegou a mãe e o padastro das crianças A mãe estava muito alterada e foi tirando as crianças de dentro do carro. Então explicamos pra ela a situação e foram conduzidos para a delegacia” explicou o conselheiro tutelar.
Esse não é o primeiro procedimento que o Conselho Tutelar de Manacapuru recebe contra essa família. Dessa vez o casal acabou autuado, em flagrante, pelo crime de abandono de incapaz. As crianças devem ser encaminhadas a um abrigou até que parentes com mais condições de cuidar delas sejam localizados.
Marcos Silva está no primeiro mandato como conselheiro tutelar na cidade de Manacapuru, que fica a 99 quilômetros de Manaus.