A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta semana, uma frente de trabalho do projeto “Trabalhando a Liberdade” para revitalização da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), localizada na zona centro-oeste de Manaus.
Quatro reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) estão trabalhando nos serviços de roçagem do terreno, pintura das paredes externas e demolição de uma construção abandonada ao lado da delegacia, a qual tem servido para o uso de lixeira viciada.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular da delegacia, essas ações são importantes tanto para a Polícia Civil e Militar, quanto para a sociedade em geral. “A gente espera que a Seap possa dar continuidade a esses trabalhos, para que outras unidades policiais possam ser agraciadas pela mão de obra carcerária”, afirmou.
Ao todo, existem 109 internos no Compaj fazendo parte do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. Segundo o diretor da unidade, Lucas Maceda, a meta é aumentar esse número. “Os trabalhos, internos ou externos, trazem aos reeducandos muitos valores que, em algum momento da vida, eles perderam, como a responsabilidade, o comprometimento”, declarou Lucas.
Além da revitalização na Derfv, há outras duas frentes de trabalho acontecendo pelas mãos dos internos do Compaj. Atualmente eles trabalham no Comando Geral da Polícia Militar e na Defensoria Pública do Estado (DPE), que fica no Centro da cidade.
Os apenados trabalham pela remição da pena por meio do trabalho não remunerado, em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP). Ela prevê a redução de um dia da pena a cada três dias trabalhados.