Policiais e bombeiros receberam diversos equipamentos de segurança e armamentos que devem ajudar no policiamento em todo o Amazonas, principalmente na região da tríplice fronteira. A entrega foi na manhã de segunda-feira (14), durante uma cerimônia na Arena da Amazônia, localizada na avenida Constantino Nery, zona Centro-Oeste de Manaus.
Ao todo fora entregues 111 fuzis, 701 granadas, 51 escudos, 40 capacetes balísticos e 15 mil munições de diversos calibres, além de equipamentos de proteção individual e 500 computadores que devem chegar ao policiais.
Segundo o Governador do estado, Wilson Lima, as novas armas e os novos equipamentos vão ser empregados na repressão a facções criminosas e no combate ao tráfico de drogas. “Esses armamentos foram adquiridos através de uma solicitação ao Governo Federal, que prontamente nos atendeu e fez a doação. São armas com um alto poder de fogo, capacetes e coletes para as elite da nossa polícia, tudo com o objetivo de dar mais segurança para os nossos servidores e, é claro, evitar a ação desses criminosos aqui no Amazonas.” Disse o Governador.
Entre as armas de fogo, está um fuzil AR-10, cal 762, equipado com silenciador e luneta (que melhora a precisão da mira). O armamento de guerra tem um alcance de disparo de até 800 metros e vai ser utilizado por atiradores de elite da Companhia de Operações Especiais (COE) da polícia militar e promete ser um forte aliado em possíveis confrontos com criminosos.
“A gente sabe que infelizmente o tráfico está se armando cada vez mais e precisamos combater de igual para igual. É claro que as polícias são muito mais preparadas que esses bandidos, e certamente vão fazer bom uso desse armamento.” Disse o Coronel Louismar Bonates, Secretário de Segurança Pública do Amazonas.
Durante a cerimônia, o Governador também anunciou a compra de 500 espingardas calibre 12, e mais de 3 mil pistolas, que devem ser entregues até o fim de 2020.