Os policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) realizaram uma intervenção policial após uma denúncia anônima, que resultou em uma troca de tiros com dois baleados. A ação aconteceu no final da tarde de domingo (4), no Beco São João no bairro Compensa II, zona Oeste de Manaus.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 17h30, para verificar uma denúncia sobre um grupo de criminosos que estaria atirando no beco. Quando a equipe chegou ao local, se deparou com quatro homens estavam armados. Um deles, apontou a arma para a equipe e efetuou disparos.
Os PMs revidaram e acabaram acertando dois dos quatro suspeitos, enquanto os demais fugiram. A Polícia Militar informou no registro da ocorrência que um dos baleados caiu no chão, enquanto o outro largou uma pistola falsa e fugiu correndo.
Na ação, foram apreendidos um revólver calibre 38 com quatro munições sendo duas deflagradas e uma arma falsa. Um inquérito foi aberto no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para investigar o caso.
Baleado morreu após ser levado ao hospital
O baleado foi identificado como Guilherme da Silva Protazio, de 18 anos, que foi deixado pelos amigos e levado pelos policiais para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, localizado na Compensa, para receber atendimento médico.
No registro do SPA há a informação que Guilherme foi removido e encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, onde morreu devido a gravidade do ferimento. No laudo, Guilherme apresentava anemia aguda, hemorragia, chique irreversível, trauma hepático grave e trauma pulmonar grave. O jovem morreu por volta das 3h30 da madrugada de segunda-feira (5).
Ainda no SPA, os policiais avistaram o homem de 28 anos que foi baleado com um tiro no abdômen, entrando na sala principal da unidade médica procurando por ajuda. Logo após o atendimento, seria conduzido para uma unidade policial, onde o caso seria registrado.
População protestou contra a intervenção policial
Na manhã desta terça-feira (6), a população fez uma manifestação na Avenida Brasil, no bairro compensa, sobre a intervenção policial em que o homem foi morto. Um inquérito já foi aberto e o policial será investigado.