A Operação Garimpo Urbano, deflagrada na manhã desta sexta-feira (9), pelo Gaeco e a Polícia Federal, descobriu um esquema de roubo de ouro que envolvia policiais que se aproveitavam da função para roubar grandes quantidades de ouro que eram transportado entre o Amazonas e o Pará.
Entre os presos encontra-se o secretário de Inteligência do Estado do Amazonas, delegado Samir Freire.
Segundo o Gaeco, os agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas, atuavam no monitoramento e abordagem de transportadores e usavam a estrutura e pessoal da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência para cometer o crime.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão por equipes da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado no Amazonas e Pará.
Nota do Governo do Amazonas
O Governo do Amazonas informa que os agentes públicos estaduais alvos da operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na manhã desta sexta-feira (09/07), serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.
O Governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.
Os comentários estão fechados.