Seis pássaros silvestres da raça Curió foram apreendidos, na noite desse sábado (11/09, por agentes da Base Arpão durante as fiscalizações em uma embarcação identificada como Comandante Kauan. As aves ilegais estão avaliadas em R$ 60 mil e estavam no barco oriundo do município de Cruzeiro do Sul (AC) com destino à capital amazonense. O proprietário da embarcação, um homem de 57 anos, foi detido em flagrante.
Segundo o relatório policial, no momento em que estavam fazendo a revista na embarcação, os agentes encontraram as seis aves sendo transportadas sem as documentações necessárias e sem o documento de procedência das aves, expedido pelo órgão ambiental competente.
Leia mais: Carne de peixe-boi e de animais silvestres são apreendidos em embarcação
Em depoimento, o proprietário informou que as aves seriam entregues para duas pessoas no Porto de Manaus e que não tinha mais detalhes sobre a procedência da espécie.
O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão. Após prestar depoimento, o proprietário foi autuado pelo crime ambiental de transporte ilegal de espécime da fauna terrestre nativa ou em rota migratória.