Golpistas que se passam por servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas estão agora utilizando a imagem do gerente do setor de interior e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), David Fernandes, para aplicar golpes em Manaus. Além do gerente, o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, constantemente tem sua imagem utilizada indevidamente para aplicação de golpes.
David Fernandes descobriu o golpe no final de semana, quando foi alertado por amigos, que lhe enviaram prints do golpista agindo. Na mensagem, o criminoso envia um texto pelo WhatsApp falando já ter conseguido tirar as supostas multas da vítima junto ao Detran e que tem um “esquema facilitado” para obtenção de CNH categoria AB. O criminoso ainda cita a venda de veículos que “voltaram do último leilão”.
Leia mais: Detran-AM efetua 40 autuações durante fiscalização
“Esse criminoso não sabe nem escrever meu nome. Eu já levei o caso à polícia para que isso seja investigado”.
David Fernandes, servidor Detran-AM
Presidente do Detran–AM alerta sobre golpes
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, constantemente tem sua imagem utilizada indevidamente por criminosos. O caso dele já é investigado pela Polícia Civil. Até então, ninguém foi preso.
“A gente sabe que esse é um crime de difícil solução, até porque os criminosos geralmente utilizam número de telefones pré-pagos. Por isso, é importante que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe. Eu jamais vou mandar mensagens para alguém ofertando um serviço ilegal. As pessoas precisam ficar mais atentas”, reforçou o diretor-presidente do Detran-AM.
No último caso em que o nome e a imagem do diretor-presidente do Detran Amazonas foram utilizados indevidamente, a vítima só descobriu o golpe ao chegar à sede do órgão para “receber o carro que tinha comprado”. “A senhora chegou até meu gabinete e, ao ser ouvida pela minha equipe, descobriu ter sido vítima de um golpe. Isso é triste, pois geralmente envolve pessoas humildes”, contou o presidente do Detran-AM.
Não caia nos golpes
Para não cair no golpe, a solução é simples: basta desconfiar de propostas que oferecem caminhos mais fáceis ou preços muito menores em relação aos procedimentos e serviços regulares do órgão de trânsito.
Só nos últimos 30 dias, sete pessoas foram flagradas dentro do Detran-AM tentando pegar suas CNHs solicitadas por meio de um estelionatário. “Toda vez que pegamos essas situações, nós imediatamente chamamos a polícia para conduzir a pessoa a uma delegacia”, disse Gilberto Silva, gerente de CNH do Detran Amazonas.
Esses criminosos dificilmente são pegos, mas as vítimas se multiplicam todos os dias em Manaus. Até no interior do estado o crime já foi registrado, como em Parintins, onde, poucas semanas atrás, estelionatários vitimaram algumas pessoas da cidade com a venda do falso veículo de leilão.
“É importante que as pessoas sempre vejam essas propostas com desconfiança. Onde há muita facilidade e preço fora da realidade desse tipo de mercado. No caso dos leilões, as pessoas podem ligar para nossa gerência de leilões e se informar sobre esse veículo. E reforço: o Detran Amazonas não oferta veículos de leilão fora dos certames oficiais“, explicou Rodrigo de Sá.
Para entrar em contato com a Gerência de Leilões do Detran Amazonas, basta contatar o número (92) 3643-0034, das 9h às 15h.
Os comentários estão fechados.