O Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) realizou operações durante toda a semana em várias empresas de transporte aéreo de cargas, localizadas na zona Oeste de Manaus. A ação resultou na retenção de R$ 660 mil em produtos com suspeita de descaminho.
As mercadorias, a maioria fabricadas da China, estavam guardadas em 118 caixas que vieram de São Paulo e, provavelmente, iriam abastecer o mercado informal na cidade.
Ventiladores, fones de ouvidos, carregadores para celular, iluminadores, tripés, balanças, caixas de som portátil, teclados para
computador, entre outros produtos foram
encontrados e retidos por suspeita de estarem relacionados aos crimes de descaminho, falsidade ideológica documental, contrabando e sonegação fiscal. Alguns produtos também não apresentavam selos de certificação dos órgãos de controle, como ANATEL ou INMETRO.
Caso os responsáveis pelas mercadorias comprovem a legalidade da importação ou compra as mesmas serão liberadas. Caso contrário as mercadorias serão submetidas à pena de perdimento, conforme art.689, inciso X, do Decreto nº 6.759/09.