...

Polícia faz ação em comitê que divulgou pesquisa falsa

por Raphael
...

Uma pequisa de intenção de votos falsa, divulgada em redes sociais, levou policiais civis a atenderem um mandado de busca e apreensão em um comitê eleitoral de Canutama, município distante 619 quilômetros em linha reta de Manaus. A ação aconteceu por meio 62ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Canutama. A ação aconteceu por volta das 11 horas desta quinta-feira (12/11) por divulgação de propaganda eleitoral fraudulenta. O responsável pelo local, de 41 anos, foi detido.

De acordo com o delegado Marcos Arruda, que está respondendo pela DIP durante o período eleitoral, as diligências em torno do caso iniciaram após a ordem judicial ser expedida na quarta-feira (11/11), na Comarca de Canutama. O mandado de busca e apreensão é referente a uma falsa pesquisa divulgada em rede social, realizada por aquele comitê.

“O artigo 33 da Lei 9504/97 estabelece que empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas a registrar, cada pesquisa, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação. No local, apreendemos todos os folders e materiais referentes a mesma pesquisa”, explicou ele.

Procedimentos

O indivíduo foi encaminhado à sede da 62ª DIP, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta. Ele irá responder em liberdade.  

Com informações da PCAM

Leia Também

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.