A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), da Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Denad) prenderam um homem suspeito de enviar armas para o Brasil a partir do Paraguai. A prisão ocorreu neste sábado (13), mas foi divulgada apenas nesta segunda-feira (15).
Gabriel Mendes da Silva, conhecido como Turco, foi detido em Assunção, na capital do Paraguai. Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que fornece drogas e armas para as favelas do Rio de Janeiro.
Segundo a PC, o alvo principal da operação era Ricardo Luiz Picolotto Pedroso da Silva, conhecido como R7 e apontado como líder de uma nova facção, que possui ligação direta com o Terceiro Comando Puro (TCP) no Brasil. Principal suspeito de chefiar o esquema e enviar armas para o território brasileiro, ele conseguiu fugir.
Em um dos endereços, policiais localizaram “Turco”, que apresentou uma identidade falsa e foi preso em flagrante. Em outro endereço, foram encontrados a mulher e o filho recém-nascido de Picolotto.
De acordo com a investigação, Ricardo recebe armas dos EUA, de Israel, da Europa, da China e até mesmo da Austrália. Ele envia esse material para vários estados do Brasil, inclusive, para o Rio de Janeiro, de onde se originou a operação deste final de semana.