fbpx

Novembro Azul: Homem, sua saúde é prioridade e cuidar dela é essencial

por policia24h

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

A cada 38 minutos um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. A informação é do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo a instituição, o país deve contabilizar aproximadamente 65.840 casos da doença até o final deste ano. Criado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que alerta os homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde de um modo geral, chamando a atenção principalmente sobre os cuidados com a próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor do homem, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. São fatores de risco para a doença:

  • Histórico familiar de câncer de próstata;
  • Obesidade;
  • E raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Veja os principais sintomas da doença:

Quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, com menor índice de cura. Nesta fase são sintomas mais comuns:

  • dor ao urinar e vontade de urinar com frequência;
  • dor nos ossos,
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:

O diagnóstico precoce traz também maiores possibilidades de cura do câncer de próstata. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, por meio do qual o médico consegue melhor avaliar alterações da glândula. Importante lembrar que outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita deste tipo de câncer, como as biópsias.

Além do cuidado com a próstata é preciso pensar também em outros tipos de tumores tão perigosos para a saúde do homem, como nos rins, pênis e testículos, além da própria bexiga.

De um modo geral, a mobilização do Novembro Azul visa levar cada vez mais homens para cuidados preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são ofertados testes rápidos para identificação de HIV, hepatite e sífilis, realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial e de glicemia, além de atividades ligadas ao bem-estar. A Prefeitura de Manaus lembra também aos homens sobre a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19.

Homens: É preciso lembrar que a saúde deve estar sempre em 1º lugar. E cuidar dela é essencial. A Prefeitura de Manaus dispõe de UBSs diversas em todas as zonas da cidade para cuidar de você. Saiba onde está a mais próxima, consultando o site semsa.manaus.am.gov.br.

Talvez você possa se interessar

Deixe um comentário

Quem Somos?

Somos jornalistas especializados em cobertura policial. Estamos no rastro dos crimes, acidentes e de todos os fatos policiais. Nós podemos até errar, mas tenha certeza que iremos corrigir!

©2022 Todos os Direitos Reservados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais