Os casos de roubo e furto de veículos, em Manaus, caíram 33,4% em 2019. Ao todo, 200 criminosos foram presos por esses crimes. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Os dados apontam redução de 20,8% nos roubos, e 12,6% nos furtos em comparação com 2018.
Ao todo foram registrados 2.438 roubos e 1.972 furtos de veículos na capital. É o menor número de casos para o crime desde 2015.
Esses resultados positivos são fruto de ações focadas em três pilares do crime. “Um pilar é voltado para a repressão aos desmanches de veículos, outro pilar foi o de investigação de organizações criminosas com pessoas que se mantêm, inclusive, dentro do sistema penitenciário. E também existe uma área de repressão a clonagem de veículos”, explicou o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
Rocam
Além da Delegacia Especializada, as apreensões também foram feitas, em muitos casos, pelas tropas especializadas da Polícia Militar (PM), como a Rocam.
“A PM desenvolveu diversas operações na cidade de Manaus, entre elas, nas zonas sul e norte, onde estavam ocorrendo inúmeros confrontos entre facções criminosas. Nós passamos a manter o policiamento especializado por mais tempo e em horários alternativos”, disse o capitão Kaio Rodrigo, subcomandante da Rocam.